terça-feira, 16 de novembro de 2010

Feriado com Dona Benta

Durante o feriado coloquei em prática algumas receitas do meu novo livro da Dona Benta.O livro é encantador, um verdadeiro passo-a-passo para uma dona de casa ou uma novata.Eu já não me considero  uma novato já estou com diploma de cozinhar, esse livro foi um dos melhores presentes que já ganhei, aliais, não foi só eu que ganhei um presente meu noivo tirou muita vantagem com isso, como estou super empolgada todo fim de semana vai ter cardápio novo, como foi esse feriadão o danadinho foi meu cobaia e nem gostou das delícias que fiz.


Empadão de Arraia ( peixe)

1º  Massa podre para Tortas e Empadas

1/2 kg de farinha de trigo;
5 ovos;
1 colherinha de sal
250g de banha gelada (USEI MANTEIGA)

Modo de Preparo da massa

Junte todos os ingredientes e amasse tudo, sem sovar, até que fique bem ligada.

Depois estique a massa com um rolo forre a forma no fundo e nos lados.

Recheio:

Faça um ensopado da carne da Arraia do seu gosto
Coloque o recheio na forma e cubra com a massa,
Pincele com uma gema para dourar

Tempo: Até ficar dourado.

Suflê de Espinafre

Ingredientes:

1 maço de espinafres
2 colheres(sopa) de manteiga
2 colheres(sopa) de farinha de trigo
1 e 1/2  xícara (chá) de leite
4 ovos separados
3 colheres (sopa) parmesão ralado
Pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo

Lave bem as folhas de espinafre e coloque-as em uma panela com um pouco de manteiga.Tampe a panela e cozinhe até que as folhas fiquem macias( cerca de 5 minutos). Retire da panela e coloque em uma peneira. Aperte bem para eliminar o maxímo de liquido  possível. Pique e reserve.

Coloque a manteiga em uma panela e a derreta. Adicione a farinha de trigo misturando sem parar e aos poucos acrescenta o leite até engrossa o creme.

Retire do fogo e acrescenta as gemas levemente  batidas, o espinafre,o sal, a pimenta, e a noz-moscado. Misture. Bata as claras em neves e incorpore delicadamente ao creme de espinafre.


Unte com manteiga um, refratário apropriado para suflê e coloque a massa para encher até 3/4. Leve ao fogo quente por aproximadamente 20 minutos, até que fique douradinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário